“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

14 de mar. de 2018

SAINT JOHN SOUTHWORTH - Arte Tumular - 1280 - Westminster Cathedral Westminster, City of Westminster, Greater London, England







ARTE TUMULAR
Urna de vidro com as relíquias do santo.

Local:  Westminster Cathedral Westminster, City of Westminster, Greater London, England
            PLOT The Chapel of St George and the English Martyrs.

PERSONAGEM
Saint John Southworth (c. 1592, Lancashire , Inglaterra - 28 de junho de 1654, Tyburn, Londres ) foi um mártir católico inglês. Ele é um dos quarenta mártires da Inglaterra e do País de Gales .
Morreu aos 62 anos.



HISTÓRIA
O padre John Southworth veio de uma família de Lancashire que morava no Samlesbury Hall . Eles escolheram pagar multas pesadas ao invés de desistir da fé católica.

Estudou no Colégio de Inglês em Douai , no norte da França. (A faculdade mais tarde se mudou para St Edmund's College, Ware em Hertfordshire.) Em 1585 uma lei tinha sido aprovada branding como traidor qualquer padre que ousasse voltar para a Inglaterra. A lei foi posteriormente estendida a todos os que ajudaram esses sacerdotes.

 Southworth foi ordenado sacerdote antes de retornar a Inglaterra  em 13 de outubro de 1619 , onde permaneceu até 1624 , quando foi chamado para servir como capelão de freiras beneditinos em Bruxelas.

Depois de cerca de um ano, ele retornou a Lancashire, onde foi preso em 1627  no castelo de Lancaster junto com Edmund Arrowsmith . Arrowsmith foi enforcado, desenhado e esquartejado em Lancaster em 28 de agosto de 1628.  Southworth foi mais tarde mudado para The Clink em Londres. Ele foi condenado à morte por professar a fé católica, mas em 1630, por insistência da rainha Henrietta Maria , ele e dezessete outros foram entregues ao embaixador francês e deportados para a França.

Em 1636, ele voltou para a Inglaterra e morou em Clerkenwell , em Londres, durante uma epidemia de peste, ele e Henry Morse ministraram aos doentes em Westminster  e arrecadaram dinheiro para as famílias das vítimas. Southworth foi novamente preso em novembro de 1637 e enviado à prisão Gatehouse e novamente transferido para The Clink, onde permaneceu por três anos.  Quatro vezes Southworth foi preso e três vezes liberado pelo Secretário de Estado Sir Francis Windebank na direção da Rainha. A quarta vez conseguiu escapar.  Em 1640 a 1654 continuou seu ministério clandestino.

Ele foi novamente preso sob o Interregnum e foi tentado no Old Bailey sob a legislação islabã anti-sacerdote. Ele se declarou culpado de exercer o sacerdócio e foi condenado a ser enforcado, esculpido e cortado . Ele foi executado em Tyburn, Londres.

O embaixador espanhol devolveu seu cadáver a Douai para enterrar.  Seu cadáver foi costurado e embutido, para preservá-lo. Após a Revolução Francesa , seu corpo foi enterrado em uma sepultura sem marca para sua proteção. O túmulo foi descoberto em 1927 e seus restos foram retornados para a Inglaterra. Eles agora são mantidos na Capela de São Jorge e os Mártires ingleses na Catedral de Westminster em Londres.

Ele foi beatificado em 1929. Em 1970, ele foi canonizado pelo Papa Paulo VI como um dos quarenta mártires da Inglaterra e do País de Gales . Seu dia de festa é celebrado em 27 de junho na diocese de Westminster.  Em 2014, The Guild of Saint John Southworth foi estabelecida na Catedral de Westminster. Seus membros são voluntários que irão encontrar visitantes, responder suas perguntas e orientá-los em torno da catedral se desejarem. Este serviço é gratuito.

MORTE
Enforcado.

Fonte: en.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: