“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

28 de nov. de 2017

SARA MONTIEL - Arte Tumular - 1176 - Cementerio de San Justo, Madrid, España


SPA2.gif (9757 bytes)

ARTE TUMULAR
Base tumular em mármore branco no formato retangular, tendo como destaque na cabeceira tumular uma escultura em relevo, também em mármore branco , representando o rosto de uma figura feminina coberta com um manto que formata o resto da lápide. Na parte inferior o seu nome gravado em baixo relevo.  Logo abaixo da lápide destaca-se uma escultura em mármore de uma pomba, que é um importante símbolo cristão que representa o Espírito Santo, bem como a singeleza da paz. 

Local:  Sacramental de San Justo Madrid, Provincia de Madrid, Madrid, Spain
            PLOT Patio del Santísimo Sacramento. Nº 1.450
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales


Sara Montiel
Sara Montiel em 1955.
Informação geral
Nome completoMaría Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Aurelia Esther Dolores Abad Fernández
Nascimento10 de março de 1928
Local de nascimentoCampo de Criptana,Ciudad Real
Flag of Spain.svg Espanha
Data de morte8 de abril de 2013 (85 anos)
Local de morteMadrid
Ocupação(ões)cantora
Período em atividade1944 - 2013
Página oficialSara Montiel
PERSONAGEM
Sara Montiel, nome artístico de María Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Abad Fernández, (Campo de Criptana, Província de Ciudad Real, 10 de março de 1928 – Madrid, 8 de abril de 2013) foi uma atriz e cantora espanhola, com atuação no México e nos Estados Unidos (Hollywood).
Morreu aos 85 anos

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Sara Montiel nasceu no seio de uma família humilde que vivia da agricultura, já que seu pai era um lavrador. Desde muito pequena María Antonia se destacou por sua beleza e seus dotes artísticos, os quais impressionaram Don Vicente Casanova, um influente agricultor (e que era um dos donos de uma companhia de publicidade chamada CIFESA, da Espanha). Este a viu e a ouviu cantar durante uma procissão da Semana Santa de Orihuela, em Alicante, província de Espanha. Don Vicente fez com que a jovem María Antonia recebesse um treinamento básico em declamação e canto.



Seu primeiro filme foi Te quiero para mi aparecendo como atriz coadjuvante no elenco, fazendo María Alejandra, mas foi a partir de Empezó em boda onde ela usaria o nome artístico de Sara Montiel. Seu papel de primeira importância foi em Locura de amor, a que se seguiu La mies es mucha, Pequeñeces e El capitán veneno. Sua grande beleza e talento permitiram que ela conseguisse grandes sucessos, mas o cinema espanhol da época era muito pequeno para uma estrela como Sara Montiel, que foi tentar a sorte fora de seu país, no México e nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar em Hollywood.




MORTE
Faleceu em Madri, em 08 de abril de 2013.  Sepultada no Cemitério de San Justo.
Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales



Um comentário:

Unknown disse...

Te amo Sara Montiel por toda una vida. Bjs Ana Lúcia