“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

20 de out. de 2017

BARBARA HALE - Arte Tumular - 1156 - Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills) Los Angeles Los Angeles County California, USA






Cemitério

ARTE TUMULAR
Placa de bronze em formato retangular, com o seu nome e datas, no gramado do cemítério.

Local: Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills) Los Angeles Los Angeles County California, USA
Plot: Enduring Faith section, Map #D10, Lot 2580, Ground Interment
Fotos: Findagrave
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
Barbara Hale (DeKalb, Illinois, 18 de abril de 1922 – Sherman Oaks, Califórnia, 26 de janeiro de 2017) foi uma atriz estadunidense, mais conhecida por seu papel de Della Street, a secretária do famoso advogado detetive da TV Perry Mason.
Morreu aos 94 anos de idade.



SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Barbara é filha de Luther Ezra Hale, um paisagista, e de Wilma Colvin. Possui ancestrais escoceses e irlandeses. Concluiu a escola em Rockford, Illinois, e depois frequentou a Academia de Belas Artes de Chicago, planejando tornar-se artista. Sua carreira teve início em Chicago quando começou a trabalhar como modelo para pagar seus estudos. Mudou-se para Hollywood em 1943, e apareceu nas telas pela primeira vez nesse mesmo ano, em um pequeno papel não creditado no filme O Homenzinho Está de Azar (Gildersleeve's Bad Day).

Assinou contrato com a RKO no início dos anos 1940. Atuou em A Lua a Seu Alcance (Higher and Higher, 1943), com Frank Sinatra, A Dama da Sorte (Lady Luck, 1946), ao lado de Robert Young e Frank Morgan, Ninguém Crê em Mim (The Window, 1949), e O Trovador Inolvidável (Jolson Sings Again, 1949), com Larry Parks interpretando Al Jolson e Hale dando vida a sua esposa, Ellen Clark. Interpretou o papel título de O Castelo Invencível (Lorna Doone, 1951) e participou ainda de Aventura Sangrenta (The Far Horizons, 1955), com Charlton Heston.

Hale apareceu também em Aeroporto (Airport, 1970), como a esposa do piloto vivido por Dean Martin. Em 1967, estrelou a série de televisão Custer, na rede ABC.

No entanto, Barbara Hale é mais conhecida pelo seu papel de Della Street, secretária do misto de advogado e detetive Perry Mason. O show foi ao ar de 1957 a 1966, e ela o reviveu em vários telefilmes. Sua última atuação deu-se em 1995, aos setenta e três anos, quando decidiu se aposentar.



VIDA PESSOAL
Em 1945, durante as filmagens de A Oeste de Pecos (West of the Pecos), Hale conheceu o ator Bill Williams. Eles se casaram no ano seguinte e tiveram duas filhas, Johanna e Juanita, e um filho, o também ator William Katt, que interpretou o detetive Paul Drake ao lado da mãe em vários especiais de Perry Mason. Ela também interpretou a mãe do personagem de William Katt em um episódio da série The Greatest American Hero.

Bill Williams morreu vítima de câncer em 1992, após quarenta e seis anos de casamento. A própria Hale também já sobreviveu a um câncer.

TRIBUTOS
 Hale foi reconhecida com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ela venceu ainda o prêmio Emmy em 1959, além de ter concorrido ainda em 1961.



MORTE
Morreu em 26 de janeiro de 2017, aos 94 anos, de complicações de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Fonte: pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: