“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de mai. de 2017

THOMAS JEFFERSON - Arte Tumular - 1136 - Monticello Graveyard Albemarle County Virginia, USA






Precedido por
John Adams
Seal of the President of the United States.svg
3.º Presidente dos Estados Unidos
1801 – 1809
Sucedido por
James Madison





ARTE TUMULAR
Sobre a base tumular em granito, erguesse  um monumento em formato de obelisco , constituído de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta,  constituído de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta, ,  terminado com uma ponta piramidal. Na parte frontal destaca-se gravado na pedra o seu nome, datas e feitos

Local: Monticello Graveyard Albemarle County Virginia, USA
GPS (lat/lon):38.00837, -78.4559
Foto: Willian M.Moroq
Descrição tumular: Helio Rubiales

 Presidente dos Estados Unidos 
Período4 de março de 1801
4 de março de 1809
Vice-presidentesAaron Burr (1801–1805)
George Clinton (1805–1809)
Antecessor(a)John Adams
Sucessor(a)James Madison
 Vice-presidente dos Estados Unidos 
Período4 de março de 1797
4 de março de 1801
PresidenteJohn Adams
Antecessor(a)John Adams
Sucessor(a)Aaron Burr
 Secretário de Estado dos Estados Unidos
Período22 de março de 1790
31 de dezembro de 1793
PresidenteGeorge Washington
Sucessor(a)Edmund Randolph
Delegado do Congresso da Confederação pela Virgínia
Período3 de novembro de 1783
7 de maio de 1784
Antecessor(a)James Madison
Sucessor(a)Richard Henry Lee
2º Governador da Virgínia
Período1 de junho de 1779
3 de junho de 1781
Antecessor(a)Patrick Henry
Sucessor(a)William Fleming
Delegado do Segundo Congresso Continental pela Virgínia
Período20 de junho de 1775
26 de setembro de 1776
Antecessor(a)George Washington
Sucessor(a)John Harvie
Vida
Nascimento13 de abril de 1743
ShadwellVirgínia,
 América Britânica
Morte4 de julho de 1826 (83 anos)
CharlottesvilleVirgínia,
 Estados Unidos
Dados pessoais
ProgenitoresMãe: Jane Randolph
Pai: Peter Jefferson
Alma materFaculdade de Guilherme
e Maria
EsposaMartha Wayles (1772–1782)
PartidoDemocrata-Republicano
ProfissãoAdvogado
AssinaturaAssinatura de Thomas Jefferson




PERSONAGEM
Thomas Jefferson (Shadwell, 13 de abril de 1743 – Charlottesville, 4 de julho de 1826) foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809), e o principal autor da declaração de independência (1776) dos Estados Unidos da América .
Morreu aos 83 anos

SINOPSE
Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers (os "Pais Fundadores" da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Visualizava o país como a força por trás de um grande "Império de Liberdade" que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo do Império Britânico.

Entre os eventos de destaque da história americana que ocorreram durante sua presidência estão a Compra da Louisiana (1803) e a Expedição de Lewis e Clark (1804-1806), bem como a escalada das tensões entre a Grã-Bretanha e a França que levaram à guerra com o Império Britânico em 1812, ano em que deixou o cargo.

Como filósofo político Jefferson foi um homem do Iluminismo, que conheceu diversos dos grandes líderes intelectuais da Grã-Bretanha e França de seu tempo. Idealizou o fazendeiro yeoman como um exemplo das virtudes republicanas, alimentava uma desconfiança de cidades e financeiros, enquanto privilegiava os direitos dos estados e um governo federal rigorosamente controlado.

Apoiava a separação entre Igreja e Estado e foi o autor do Estatuto da Virgínia para Liberdade Religiosa (1779, 1786).

Epônimo da democracia jeffersoniana, foi co-fundador e líder do Partido Democrata-Republicano, que dominou a política dos Estados Unidos por 25 anos. Jefferson serviu como governador da Virgínia durante um período de guerra (1779-1781), foi o primeiro secretário de Estado dos Estados Unidos (1789-1793) e segundo vice-presidente dos Estados Unidos (1797-1801).

Um polímata, Jefferson se destacou, entre outras coisas, como horticultor, líder político, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia.

Quando o presidente John F. Kennedy recebeu 49 vencedores do Prêmio Nobel à Casa Branca, em 1962, declarou: "acredito que esta é a mais extraordinária reunião de talento e conhecimento humano que já foi reunida na Casa Branca – com a possível exceção de quando Thomas Jefferson jantava aqui sozinho."

Até o presente, Jefferson é o único presidente americano a ter servido dois mandatos completos no cargo sem ter vetado um único projeto de lei do Congresso. Jefferson foi regularmente classificado pelo meio acadêmico como um dos maiores presidentes americanos.

 Os seus pais foram Peter Jefferson (29 de Março de 1708 - 17 de Agosto de 1757) e Jane Randolph (20 de Fevereiro de 1720 - 31 de Março de 1776), ambos de famílias de colonos estabelecidos na Virgínia há várias gerações. Ele frequentou o College of William & Mary, tendo depois tentado instituir aí reformas, antes de finalmente vir a fundar a sua própria visão de ensino superior com a Universidade da Virgínia. Foi o principal autor da Declaração da Independência Americana, e uma fonte de muitas outras contribuições para a cultura americana. 

Jefferson possuía uma grande biblioteca particular, onde acumulou diversos livros durante 50 anos. Sua biblioteca foi considerada uma das melhores dos Estados Unidos. Mais tarde ele vendeu sua coleção de 6487 livros para a Biblioteca do Congresso.

MORTE
Thomas Jefferson teria passado seus últimos anos de vida em Monticello onde morreu aos 83 anos em 1826.  Thomas Jefferson e John Adams (também ex-presidente, participante da Declaração da Independência e amigo) morreram no mesmo dia, 4 de Julho de 1826, coincidentemente, nesse dia eram comemorados os 50 anos da independência dos Estados Unidos, independência essa que os dois ajudaram a conquistar. Foi sepultado em Monticello.

Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação: Helio Rubiales


Nenhum comentário: