“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

7 de fev. de 2016

GLORIA SWANSON - Arte Tumular - 1068 - Episcopal Church of the Heavenly Rest Manhattan New York County (Manhattan) New York, USA











ARTE TUMULAR 
Seus restos mortais  foram depositados na cripta, encerrada com uma placa de mármore, com o seu nome e datas gravados em dourado, no Columbarium , localizado no  porão da igreja, no lado esquerdo da parede para o fundo da sala.

Local: Episcopal Church of the Heavenly Rest Manhattan New York County (Manhattan) New York, USA
Plot: Columbarium in the basement of the church on the left side of the wall towards the back of the room.
Fotos: Randy McCoy
Descrição tumular: Helio Rubiales




PERSONAGEM
 Gloria Josephine Mae Swanson (Chicago, 27 de março de 1899 — Nova Iorque, 4 de abril de 1983) foi uma atriz americana.
Morreu aos 84 anos de idade.

SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
 Estreou no cinema, como figurante, no filme The Song of Soul, em 1914. Atuou em diversas comédias de Mack Sennett e, nos anos 1920, já era uma estrela do cinema mudo. Em 1922, atuou no filme mudo Beyond the Rocks, com Rodolfo Valentino, filme que esteve perdido durante muito tempo e só foi reeencontrado em 2004, numa coleção privada na Holanda.

Personificou mulheres extravagantes e seguras, que agiam segundo os seus sentimentos e a sua lógica. Como estrela importante de Hollywood, conseguiu manter a popularidade com o advento do cinema sonoro, com filmes como The Trespasser (1929) e What a Widow! (1930).

Em 1950, atuou em Crepúsculo dos deuses, dirigida por Billy Wilder, onde interpretou "Norma Desmond", uma atriz do cinema mudo incapaz de aceitar o esquecimento. Após alguns projetos no teatro e no rádio, Gloria Swanson interpretou a si mesma em seu último filme, Aeroporto 75, de 1975.

A atriz deixou o cinema em 1932 e tornou-se uma mulher de negócios, mas voltou a filmar posteriormente, quando a convidavam para um papel que lhe agradasse.



Na vida privada, ficou famosa por seus sete casamentos, que despertaram sempre o interesse da mídia e, por seu namoro com Joseph Kennedy patriarca dos Kennedy (logo, pai do presidente John Kennedy). Ela teve três filhos: Gloria Swanson Somborn, nascida em 1920, adotou Joseph Patrick Swanson, nascido em 1922, e Michelle Bridget Farmer, nascida em 1932.

Tem duas estrelas na Calçada da Fama, uma em 6748 Hollywood Boulevard, por causa da carreira no cinema, e outra em 6301 Hollywood Boulevard, por causa da atuação na televisão.

Em 1982, um ano antes de sua morte, Swanson vendeu seus arquivos de mais de 600 caixas por uma quantia não revelada, incluindo fotografias, obras de arte, cópias de filmes e papéis privados, incluindo correspondência, contratos e transações financeiras para o Harry Ransom Centro na Universidade do Texas em Austin . [ 75 ] A segunda maior coleção de materiais Swanson é realizada nos arquivos da família de Timothy A. Rooks. Nos últimos anos de sua vida Swanson professava um desejo de ver Beyond the Rocks , mas o filme não estava disponível e considerada perdida . O filme foi redescoberto e rastreados em 2005.

MORTE
Pouco depois de retornar a Nova York de sua casa em Portugal, em 04 de abril de 1983,  faleceu no New York Hospital de uma doença cardíaca, aos 84 anos  Ela foi cremado e suas cinzas enterradas em Episcopal Church of the Rest Celestial , na Quinta Avenida, em Nova York, com a presença de apenas um pequeno círculo de familiares.

 Fonte:pt.wikipedia.org
Formatação:Helio Rubiales





Nenhum comentário: