“MEMENTO, HOMO, QUIíA PULVIS ES ET IN PULVEREM REVERTERIS. ”

''REVERTERE AD LOCVM TVVM'

'Retornarás de onde vieste'


ARTE TUMULAR

Existe um tipo de arte que poucas pessoas conhecem, a chamada arte tumular. Deixando-se de lado o preconceito e a superstição, encontraremos nos cemitérios, trabalhos esculpidos em granito, mármore e bronze de personalidades que marcaram época. É um verdadeiro acervo escultórico e arquitetônico a céu aberto, guardando os restos mortais de muitas personalidades imortais de nossa história, onde a morte se torna um grande espetáculo da vida neste lugar de maravilhosas obras de arte e de grande valor histórico e cultural. Através da representação, a simbologia de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão, arrependimento, dá sentido às vidas passadas. No cemitério, a arte tumular é uma forma de cultura preservada no silencio e que não deverá ser temida, mas sim contempladas.



PESQUISAR: COLOQUE O NOME DO PERSONAGEM

13 de jun. de 2014

JOSÉ ANTONIO PRIMO DE RIVERA - Arte Tumular - 988 - Valle de los Caidos Guadarrama Provincia de Madrid Madrid, Spain






ARTE TUMULAR
Numa lápide branca,  com o seu nome gravado juntamente com uma cruz latina encerra o seu  túmulo O  túmulo fica alojado dentro de um grandioso mausoléu, mandado construir por Franco com o trabalho escravo de mais de 20 mil prisioneiros de guerra. Fora, uma imensa cruz de 150 metros de altura, cravada no topo do rochedo granítico onde foi escavada a Basílica.

Local:  Basílica del Valle de los Caidos Guadarrama Provincia de Madrid Madrid, Spain
Fotos:Bernardo d'Oliveira Nunes e Bunny Boiler
Descrição tumular: Helio Rubiales


PERSONAGEM
José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia (Madrid, 24 de Abril de 1903 - Alicante, 20 de Novembro de 1936) foi um advogado e político espanhol.
SINOPSE BIBLIOGRÁFICA
Político espanhol, nascido em 1903 e falecido em 1936, foi o fundador em 1933 do partido fascista espanhol denominado a Falange Espanhola ou, simplesmente, a Falange. Era originário de uma abastada família militar da Andaluzia, que teve no seu pai, Miguel Primo de Rivera y Orbaneja, a figura mais destacada, pois este fora ditador de Espanha de 1923 a 1930.Na sua juventude, escolheu a carreira política para honrar a memória de seu pai. De início não foi muito bem sucedido porque foi derrotado nas eleições de 1931 pelo Partido Monárquico. O seu interesse pelo fascismo cresceu em 1933, devido ao sucesso alcançado por Adolf Hitler, e nesse ano chegou mesmo a visitar Benito Mussolini e no ano seguinte a conhecer Hitler em Berlim. O nascimento do partido fascista conduziu a um clima de violência que antecedeu a Guerra Civil espanhola. Em 1933, foi eleito para o Parlamento pelo círculo de Cádiz e, no ano seguinte, fundiu a Falange com as Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista, uma aliança que foi difícil de manter, obrigando-o a recorrer à ajuda de Mussolini. Nas eleições de 1936 não conseguiu angariar os apoios necessários e foi novamente vencido, e a 14 de março desse ano foi detido. Na prisão de Alicante preparou a ascensão de Francisco Franco, mas acabou por ser assassinado no estabelecimento prisional a 20 de novembro de 1936.
MORTE
Foi executado pelas forças republicanas no pátio da Prisão de Alicante e está sepultado no Valle de los Caídos, perto de Madrid
Fontes:
Pt.wikipedia.org
http://www.infopedia.pt/
Formatação: Helio Rubiales

Nenhum comentário: